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Sistema de Controle e Monitoração da Máquina do Leme da Corveta Barroso, em desenvolvimento pela Omnisys para equipar a Corveta Barroso do Comando da Marinha do Brasil.

O Sistema de Controle da Máquina do Leme destina-se a controlar os sistemas hidráulicos do leme através de dispositivos elétricos na Corveta Barroso.

A máquina do leme da Corveta Barroso compreende duas unidades hidráulicas de força de mesma capacidade (sendo uma reserva) e um sistema de movimentação dos lemes. Cada unidade hidráulica possui uma bomba acionada por motor elétrico, um tanque de serviço de óleo hidráulico, válvulas e acessórios.

As duas unidades de força da máquina do leme podem funcionar simultaneamente. Neste caso, uma das unidades de força funciona sem carga, mas entra na linha, para acionar o sistema de movimentação dos lemes, no caso de avaria na unidade de força que estava em carga.

O principal objetivo do Sistema de Controle da Máquina do Leme é:

  • Realizar o controle de posicionamento angular da máquina do leme da corveta Barroso, através do comando sobre as válvulas direcionais de atuação do sistema hidráulico da máquina do leme, segundo três modos distintos de operação:
  • Piloto Automático – no qual o navio deve manter-se em um determinado curso sem a interferência do timoneiro;
  • Manual Proporcional – no qual o leme deve seguir uma referência de ângulo dada pelo timão;
  • Manual de Ação Direta – no qual as válvulas solenóides são acionadas diretamente através de um dispositivo de comando.
  • Para tal, o sistema recebe informações de sensores de posição angular do leme, do Odômetro e da agulha giroscópica para malha de controle no modo Piloto Automático;
  • Fornece no passadiço do navio um terminal que disponibilize todas as informações e os comandos necessários para comando da máquina do leme em todos os modos apresentados acima;
  • Fornece também um terminal no Compartimento da Máquina do Leme que permita o comando da máquina do leme pelo modo de Ação Direta.
Por se tratar de um sistema crítico, o sistema oferece:

  • Redundância dupla em todos os dispositivos de controle;
  • Acesso a todas as variáveis de controle por sistemas supervisórios;
  • Posicionamento do leme com erro em regime permanente inferior a 1° (um grau).
 
 
 
 
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