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Descrição

O AIS (Automatic Identification System) consiste em um transceptor embarcado que transmite informações sobre o navio onde está instalado (dimensões, posição, rumo, velocidade, destino final e tipo de carga) e recebe as mensagens transmitidas pelos demais navios da região equipados com AIS, exibindo o conteúdo à tripulação através de telas gráficas ou de texto.

O AIS também pode ser utilizado em terra, em edificação próxima à costa, transmitindo periodicamente informações para orientação das embarcações que também estejam equipadas com o mesmo sistema na região e encaminhando as mensagens que recebe de AIS embarcados à rede de computadores à qual está ligada.

O AIS fornece aos navegantes informações precisas de navegação, tais como:

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  • A carga estática, nome, número de identificação OMI, dimensões, tipo;
  • Informações relacionadas diretamente com a embarcação: Calado, tipo de carga, destino e tempo estimado de chegada;
  • Informações dinâmicas em tempo real sobre dados de navegação: latitude e longitude, curso sobre o solo, a velocidade sobre o solo, velocidade angular, condições de navegação.
Principais Aplicações
  • Sistema de prevenção de colisão (versão embarcada);
  • Sistema de segurança de portos (informações a respeito da origem, destino e carga de um navio);
  • Sistema de gerência de tráfego marítimo em áreas de grande tráfego (por exemplo: portos);
  • Sistema de auxílio à navegação (meteorologia, boias, etc.)

    Exemplo de aplicação no Sistema de Controle de Tráfego Marítimo:

    O AIS pode ser integrado a um sistema de controle de tráfego marítimo de terra (VTS) para:
  • monitorar/controlar movimento das embarcações em portos que possuam restrição de visibilidade;
  • complementar informações baseadas em radares;
  • eventual substituição dos radares (mais baixo custo);
  • prover cobertura contínua do radar, mesmo em situações de mau tempo ou outras interferências;
  • os canais do AIS podem ser usados para transmitir:
  • dados do porto, calado, marés, correntes, etc.;
  • notícias para os tripulantes;
  • uma carta completa do porto para todos os navios da área;
  • outras informações de terra.
  • alocar e designar o uso de frequências “on-line”.


 
 
 
 
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