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O Sistema de Controle da Máquina do Leme (SCML) destina-se a controlar os sistemas hidráulicos do leme através de dispositivos elétricos, sem interposição de elos mecânicos entre a Máquina do Leme e a Estação de Comando.

Este sistema é adequado a máquinas do tipo eletro-hidráulica-duplo-fluxo. Tal máquina compreende duas unidades hidráulicas de força de mesma capacidade (sendo uma reserva) e um sistema de movimentação dos lemes. Cada unidade hidráulica possui uma bomba acionada por motor elétrico, um tanque de serviço de óleo hidráulico, válvulas e acessórios.

As duas unidades de força da máquina do leme podem funcionar simultaneamente. Neste caso, uma das unidades de força funciona sem carga, mas entra na linha, para acionar o sistema de movimentação dos lemes, no caso de avaria na unidade de força que estava em carga.

O SCML permite que o operador (timoneiro) comande a máquina do leme e fornece informações relacionadas ao status desta para o sistema de controle de máquinas do navio. O mesmo também permite o controle a partir de múltiplas estações no navio.



Composição do Equipamento

Console de Governo do Passadiço - CGP
    Console localizado no Passadiço, que abriga as unidades de controle do sistema (CANAL 1 e 2) e a IHM (Interface
    Homem-Máquina) de governo do passadiço e fornece indicadores de ângulo de leme para cada painel das asas do     passadiço (BB e BE).

Console de Governo do Compartimento da Máquina do Leme - CGML
    Console localizado no Compartimento da Máquina do Leme (CML) que possui IHM local para atuação direta sobre a     máquina do leme, e para comando e monitoração dos circuitos hidráulicos da Máquina do Leme.

Controladores para Bombas hidráulicas da Máquina do Leme - CTR-BB / CTR-BE
    Equipamentos localizados no CML, que contêm dispositivos necessários para controle e monitoração de cada motor     elétrico do circuito hidráulico da Máquina do Leme (BB e BE).

Sensores Angulares de Eixo de Leme - SAEL
    Sensores angulares acoplados aos eixos da Máquina do Leme (BB e BE), para retroalimentação do sistema de controle     da máquina do Leme, e para monitoração desta informação nos diversos equipamentos onde esta leitura deve ser     disponibilizada (CGP, SCM, CGML e Asas do Passadiço).

Funções do Sistema

  • Controle de posicionamento angular da máquina do leme, através do comando sobre as válvulas direcionais de atuação do sistema hidráulico da máquina do leme, segundo três modos distintos de operação:
  • Piloto Automático (PA) – no qual o navio deve manter-se em um determinado curso sem a interferência
    do timoneiro;  
  • Manual Proporcional (MP) – no qual o leme deve seguir uma referência de ângulo dada pelo timão;
  • Manual de Ação Direta (MAD) – no qual as válvulas solenoides são acionadas diretamente através de um
    dispositivo de comando.
  • Leitura da posição angular do leme, através da instalação de sensores apropriados no eixo do leme;
  • Interface de leitura entre o dispositivo de controle e os dispositivos de realimentação de controle:      
  • Odômetro e agulha giroscópica para malha de controle em PA;
  • Sensores de posição angular do leme, para malha de controle em MP;
  • Fornecer uma IHM disponibilizando todas as informações e os comandos necessários para comando da máquina do leme em todos os modos apresentados acima;
  • Fornecer uma IHM remota que permita o comando da máquina do leme pelo modo MAD.
  • Apresentar redundância dupla em todos os dispositivos de controle;
  • Permitir acesso a todas as variáveis de controle por sistemas supervisórios;
  • Permitir o posicionamento do leme com erro em regime permanente inferior a 1º (um grau).
  • Realizar o acionamento e a monitoração das bombas hidráulicas das duas unidades hidráulicas;
  • Fornecer interface com a rede do navio;
  • Fornecer a leitura de ângulo de leme em indicadores.

 
 
 
 
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