A Omnisys possui um Centro de Serviços planejado para fornecer suporte técnico aos equipamentos fornecidos aos clientes no Brasil e no exterior, nas linhas de negócios de Defesa, Controle de Tráfego Aéreo e Aviônicos. 

Este centro é formado por equipes técnicas capacitadas e experientes, laboratórios equipados com equipamentos avançados, bancos de testes e infraestrutura para fornecer serviços tais como assistência técnica, manutenção e reparos em laboratório e em campo, bem como treinamentos ao cliente.

Confira a nossa brochura.

 

Estrutura do Centro de Serviços

Equipes e Ferramentas 
Com uma equipe de mais de 50 colaboradores diretos, o Centro de Serviço da Omnisys ocupa uma área de 500 m², composto por Laboratórios, área de Integração e Testes em Fábrica, Sala de Apoio aos Serviços de Campo, Sala de Treinamentos ao Cliente e Escritórios de Suporte Técnico e Logístico. Esta estrutura conta com bancos de testes e simuladores sofisticados, instrumentos de medidas de última geração além de uma cadeia reduzida de radar, para realização de testes de longa duração. Utiliza como principais ferramentas digitais o COL (Customer On Line), ERP TOTVS e o TUPI, que se trata de uma ferramenta desenvolvida internamente para registros de chamados do cliente.Equipes e ferramentas
 
Certificações
Além de ter seus processos em acordo com as normas ISO 9001 e ISO 14000, o Centro de Serviços da Omnisys tem importantes certificações nacionais e internacionais, tais como RBAC 145 da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e a EASA (European Aviation Safety Agency). A Omnisys também possui diversos serviços certificados como Produto Estratégico de Defesa, como por exemplo o suporte técnico e logístico para os radares do SISCEAB (Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro). 

Competência do Centro de Serviços

Treinamento do Cliente 

O Centro de Serviços da Omnisys conta com uma moderna sala para treinamentos ao cliente e proporciona treinamentos operacionais e de manutenção de toda sua linha de produtos. Treinamentos teóricos, On the Job Training, Train the Trainers e Operações Assistidas são exemplos de modelos de treinamentos que estão em seus portfólios.

O Centro de Serviços da Omnisys é responsável pela formação de mais de 1100 colaboradores da Força Aérea Brasileira, da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro. Também proporciona treinamentos para equipes de companhias civis, tais como as equipes técnicas e de bordo da Azul Linhas Aéreas.

Treinamento do cliente Treinamento do Cliente

Integração em Fábrica

O Centro de Serviços da Omnisys é responsável pela integração e testes de aceitação em fábrica de sistemas eletroeletrônicos e mecânicos, como os radares de rota fornecidos não somente para a FAB mas também para os outros países do mundo que utilizam tais equipamentos. A Omnisys é o fabricante mundial do grupo Thales deste tipo de radar. Mas não apenas radares são integrados no Centro de Serviços.

 Integração em Fábrica Integração em Fábrica

 

A Omnisys tornou-se uma das principais fornecedoras do PROSUB, Programa de Submarinos da Marinha do Brasil ao produzir e entregar as Consoles de Navegação, Direção e do Sistema de Gerenciamento de Combate para os submarinos brasileiros.  

 Integração em Fábrica Integração em Fábrica

 

Na Omnisys também é feita a integração, verificação e validação do software e aplicação nos sistemas de entretenimento de bordo.

Na Omnisys também é feita a integração, verificação e validação do software e aplicação nos sistemas de entretenimento de bordo.

Atividades em Campo

Nos últimos 10 anos, equipes do Centro de Serviços da Omnisys realizaram mais de 150 missões de instalações ou upgrades de sistemas críticos nas regiões mais remotas do Brasil e do exterior, mais notadamente na América do Sul, em locais como a Amazônia Brasileira, Boliviana e Colombiana. Mais de 120 missões de manutenções corretivas de diversos sistemas foram realizadas nos últimos anos, tendo seus compromissos contratuais (os chamados SLAs – Service Level Agreements) sendo sempre cumpridos, garantindo desta forma o restabelecimento dos sistemas em tempos desafiadores, todas estas ações coordenadas em conjunto com as equipes dos clientes. O Centro de Serviços da Omnisys também provê manutenções preventivas periódicas, que aumentam a disponibilidade dos sistemas e suporte técnico operacional, ajudando o cliente em momentos críticos de suas operações. 

Para atender às demandas mais críticas de seus clientes, o Centro de Serviços da Omnisys mantém equipes de Front Office: colaboradores estrategicamente alocados nas dependências dos clientes com o objetivo de melhor atender às demandas dos contratos, oferecendo maior velocidade de atendimento, agilidade nas logísticas e no suporte técnico. Com esta estratégia, que está implementada em clientes como o Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica no Rio de Janeiro, no Centro de Lançamento de Alcântara no Maranhão e no Aeroporto de Viracopos, na sede da Azul Linhas Aéreas, os clientes têm ganhos importantes, como o aumento da disponibilidade de seus sistemas aliado à diminuição de custos operacionais.

Serviços de Campo Atividades em campo

Atividades em campo Atividades em campo

Assistência Técnica

Para os serviços de manutenção e suporte técnico, a Omnisys possui laboratórios especializados, equipados com bancos de teste, simuladores e cadeia reduzida de radar e infraestrutura com capacitação plena para realizar as atividades de manutenção corretiva (reparo) dos equipamentos.

 Assistência técnica Assistência técnica

Estes laboratórios estão capacitados para realizar testes, reparos e manutenções em mais de 500 diferentes Part Numbers. Para atender estas demandas, dentro dos prazos estabelecidos, a Omnisys conta com um sistema de gestão de estoque estratégico, compras técnicas e suporte logístico.

A Omnisys ainda conta com equipes de suporte dentro das dependências do cliente, sempre que este formato de atendimento for o mais adequado para os negócios de nossos clientes.

 

Capability List - Omnisys

Níveis de reparos 

O Centro de Serviços da Omnisys atua em diversos níveis de reparos e manutenções:

  • Nível I: atividade realizada em campo, que tem por objetivo a busca imediata do retorno da operacionalidade do sistema em falha, podendo fazer uso de itens sobressalentes.
  • Nível II: atividade realizada em laboratório, que tem por objetivo resolver panes no nível do equipamento e que eventualmente conta com a substituição de partes e peças.
  • Nível III: atividade realizada em laboratório, que tem por objetivo recuperar partes ou cartas eletrônicas de equipamentos, fazendo uso da substituição de componentes eletrônicos, eletromecânicos ou de outra espécie.
Tecnologias atendidas 

Estes reparos e manutenções, são feitos em diversos tipos de equipamentos de diversas tecnologias, como por exemplo:

  • Elétricos: quadros de energia, consoles de comando, entre outros;
  • Eletrônicos: sistemas e cartas eletrônicas, incluindo aquelas que fazem uso de software específico;
  • Eletromecânicos/Hidráulicos/Pneumáticos: sistemas de servo mecanismos, juntas rotativas, sistemas de giro de antenas entre outros.
Famílias de produtos 

Diversas famílias de produtos são atendidas pelos técnicos do Centro de Serviços da Omnisys, dentre elas:

  • Radares de Controle de Tráfego Aéreo
  • Radares Auto Diretores
  • Sistemas de Rastreio
  • Sistemas de Monitoramento de Espectro Eletromagnético
  • Sistemas de apoio à Guerra Eletrônica
  • Equipamentos Aviônicos
  • Sistemas de Entretenimento de Bordo  
     
Infraestrutura tecnológica 

Para realizar todas estas atividades relacionadas ao reparos e manutenções, o Centro de Serviços da Omnisys conta com uma infraestrutura de alta tecnologia de equipamentos de teste, ensaios e análises bem como equipe treinada e qualificada para operar tais equipamentos, como por exemplo: 

  • Bancos de testes automatizados para:
    • Módulos de potência de radares Primários Banda L
    • Módulos de potência de radares Primários Banda S
    • Módulos receptores de radares Secundários
    • Módulos transmissores de radares Secundários
    • Módulos de sistema de entretenimento a bordo DSB (Digital Seat Box)
    • Módulos de sistema de entretenimento a bordo DSCD (Digital Satellite Concentrator and Distributor)
    • Módulos de sistema de entretenimento a bordo CSSC (Content Server and System Controller)
    • Componentes aviônicos e suporte para MRO (Maintenance, Repair and Overhaul) ATEC série 6

 

  • Simuladores de sistemas de entretenimento de bordo Thales:
    • System Integration Lab (SIL) para o sistema de LTV3
    • SIL compacto para o sistema STV+
    • SIL completo para o sistema STV+.

 

  • Network Operational Center (NOC):
    • NOC para monitoramento de estações Wireless Air Data Link (WADL) instaladas em 08 hubs operacionais da Azul Linhas Aéreas

 

  • Equipamento para substituição de componentes eletrônicos da família BGA
  • Equipamento de Raio X para inspeções eletrônicas
  • Microscópios eletrônicos para inspeções eletrônicas
  • Sala Limpa classe 10.000
  • Câmera climática com range de -40⁰C até 150⁰C
  • Equipamento para ensaios de vibração e choque mecânico (Shaker)